Chico Mendes da Amazônia
Escola Chico Mendes na Amazônia
Atende toda a região amazônica do Brasil, realizando atividades formativas, considerando as especificidades regionais da região Norte.
Sobre a Escola
A Central Única dos Trabalhadores possui 6 escolas de formação sindical e uma escola de formação profissional.
A Escola de Formação Sindical da CUT Chico Mendes na Amazônia faz parte da Rede Nacional de Formação da CUT-Brasil. Abrange a formação sindical cutista dos estados Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima e está sediada no coração da Amazônia, na cidade de Manaus (AM).
O nome da Escola Sindical rende duas grandes homenagens – à Região Amazônica maior floresta tropical do Planeta com um tamanho de 5,5 milhões de km2 e também a região que possui fronteira com 8 países latinos americanos e ao grande líder seringueiro Chico Mendes que foi covardemente assassinado em dezembro de 1988.
Saiba Mais
A Escola de Formação Sindical da CUT Chico Mendes na Amazônia tem sua sede administrativa na cidade de Manaus (AM) foi fundada em 2011 e é resultado da fusão de duas antigas Escolas Sindicais da CUT. A Escola Chico Mendes que atuava nos estados do Acre e Rondônia e a Escola Amazônia que atuava nos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.
É uma Associação Civil, Pessoa Jurídica de direito privado sem fins lucrativos, com caráter educador, formador e cultural, visando à formação de lideranças sindicais, a qualificação dos trabalhadores/as que se identificam com o projeto político e organizativo da Central Única dos Trabalhadores e o fortalecimento do sindicalismo democrático, classista, unitário, independente e de massas.
A Escola de Formação Sindical Chico Mendes na Amazônia tem por finalidade fundamental na preparação de trabalhadores e trabalhadoras de sua área de abrangência com uma formação sindical com o objetivo de contribuir em prepará-los como lideranças classistas capazes de representar a classe trabalhadora, rurais e urbanos e dos setores público e privado, dos rios e da floresta vinculando às entidades filiadas à CUT, na defesa dos seus interesses conjunturais e históricos, respeitando as especificidades regionais da Amazônia.
Nós, trabalhadoras e trabalhadores, que somos dirigentes sindicais cutista na Amazônia consideramos que a formação sindical e o trabalho de base são dois importantes e estratégicos instrumentos para fortalecer a organicidade de nossas ações e para capilarizar ainda mais a CUT nos diversos espaços onde vive a classe trabalhadora em nossa Região. Em nossas atividades formativas levamos em consideração a nossa diversidade cultural, regional, geracional, de saberes, de lutas e de sonhos que nos permitem fortalecer a nossa ação sindical de forma coletiva no sentido de caminharmos juntos para alcançarmos os objetivos imediatos e históricos da CUT rumo a uma sociedade socialista.
Enfrentamos na Região diversos desafios para fazer a formação sindical que vão desde as distâncias geográficas entre as capitais e dentro dos próprios estados, a violência no campo que persegue nossas lideranças rurais com intimidações e assassinatos, o avanço de um modelo de desenvolvimento que privilegia o agronegócio com a degradação ambientação, invasão de terras indígenas com garimpos ilegais, avanço da soja e do gado. Por isso buscamos sempre discutir um modelo de desenvolvimento alternativo para a Região.
Também fazemos frente a um governo que explora a Região de forma predatória e relega a região a própria sorte quando se trata de políticas públicas na área social, além do desejo de entregar grandes patrimônios da região para o capital especulativo internacional ou outro governos, como é o caso de privatização de reservas ambientais, e com todas as mudanças na legislação brasileira possibilitando a apropriação da nossa riqueza natural, da água e da terra pelo capital estrangeiro, resultando no empobrecimento e na morte dos amazônidas, mais do que nunca o debate do fortalecimento do movimento sindical CUTista na região se faz necessário e urgente.
Tendo a frente essa realidade e desafios é que a Escola de Formação Sindical da CUT Chico Mendes na Amazônia, busca contribuir com o fortalecimento do projeto político e organizativo da CUT no país e em especial na Amazônia, com o olhar e os saberes dos povos amazônidas, buscando discutir uma pedagogia da floresta, faz a formação sindical para dirigentes dessa imensa região brasileira.
Perguntas frequentes
Você pode acompanhar as informações nas Redes Sociais ou enviar um E-mail para a Escola Sindical e terá acesso às atividades, calendários, meio que serão realizadas e demais informações:
Instagram: https://www.instagram.com/efscma/
E-mail: efscma@gmail.com
Para o ano de 2021 o Conselho Político da Escola de Formação Sindical Chico Mendes na Amazônia aprovou diversas ações formativas como prioridades para o ano de 2021, que compreende a execução do Plano Nacional de Formação, Ações Regionais, ações em pareceria com as Secretarias de Formação das CUTs Estaduais Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
Dentre as principais atividades destacam-se: DPPAR (Desenvolvimento, Políticas Públicas e Articulação Regional), Leitura na Rede, Para conhecer a História, Seringal da Memória, Quartas-Freireanas, Escutatória...
Para os sindicatos filiados à CUT e entidades parceiras. Interessadas/os em participar das atividades formativas da Escola de Formação Sindical Chico Mendes na Amazônia basta entrar em contato pelo E-mail: efscma@gmail.com ou visitar as redes sociais da Escola Sindical.
As atividades presenciais ainda estão sem previsão de ocorrerem, atualmente por conta da pandemia do COVID-19 e do distanciamento social as atividades estão ocorrendo em ambiente virtual.
Além das ações formativas que constam do Plano de Formação Regional, que é articulado com o Plano Nacional de Formação a CUT, a Escola Sindical oferece outras atividades de assessoria para os sindicatos filiados à CUT, conforme abaixo:
- Assessoria em planejamento estratégico participativo.
- Assessoria, apoio e relatoria em ATIVIDADES SINDICAIS (seminários, congressos, cursos etc.).
Sim! A Escola de Formação Sindical Chico Mendes na Amazônia está a disposição do movimento sindical cutista da Região para outras atividades no campo da formação sindical.
O sindicato interessado pode entrar em contato com a Coordenação da Escola Sindical através do E-mail: efscma@gmail.com e apresentar a demanda específica da entidade (curso, oficina, seminário...) para viabilizar a parceria.
Coordenador Geral
Rogério Batista Pantoja - Macapá – AP
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Amapá.
Urbanitário
Contato: pantojacut@hotmail.com
Coordenadora Geral Adjunto
Cleidinir Francisca do Socorro - Manaus AM
Contato: saudesind@bol.com.br
Coordenadora Administrativo e Financeira
Antônia Maria Matias da Silva (Thoinha) - Boa Vista RR.
Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Roraima – SINDSEP/RR
Servidora Pública Federal Aposentada e Presidente CUT RR
Contato: antoniamatias.rr@gmail.com
Coordenador Adjunto Financeiro
Magno Barbosa de Oliveira - Porto Velho – RO.
Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia – STICCERO
Trabalhador da Construção Civil.
Contato: magno.oliveira85@gmail.com
Coordenador Pedagógico
João da Costa Neves - Barcarena – PA
Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais Agricultores/as Familiares do Município de Barcarena.
Trabalhador Rural
Contato: jangopt@yahoo.com.br
Coordenador Pedagógico Adjunto
Geovane Granjeiro da Silva - Amapá AP
Contato: ggrangeiro79@gmail.com