Escola Sul

Com sede em Florianópolis, realiza formação sindical em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Sobre a Escola

A Central Única dos Trabalhadores possui 6 escolas de formação sindical e uma escola de formação profissional.

A Escola Sul é uma das escolas sindicais da CUT. Com sede em Florianópolis, realiza formação sindical em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná

Saiba Mais

Criada em 11 de junho de 1990, a Escola Sul integra a política de formação da CUT, direcionando sua atuação para a Região Sul do Brasil, contribuindo para a reflexão da prática e ação sindical, formulando políticas sindicais, executando e sistematizando as atividades, colaborando para qualificar a disputa de hegemonia na sociedade e a organização em todos os espaços de luta dos trabalhadores.

A existência da Escola Sindical Sul é um fato marcante na vida de centenas de homens e mulheres que tiveram a oportunidade de construir e conviver com a política de formação da CUT. A formação sindical é voltada aos dirigentes, lideranças, trabalhadores/as de base, formadores/as e assessorias do movimento sindical na Região Sul, através do trabalho em Rede, que tem como objetivo de atingir os diferentes públicos e temáticas, de acordo com a realidade dos estados.

No decorrer da sua história a Escola cresceu e constitui-se no espaço do Complexo da CUT, com a criação do Hotel Canto da Ilha, do Observatório Social (hoje em São Paulo) e da Escola Técnica de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha (ETHCI).

O Complexo se destina à formação sindical e à educação integral através da produção de conhecimento e da troca de experiências para a construção de novas metodologias em educação d@s trabalhador@s.

Perguntas frequentes

Você pode acompanhar os cursos e outras inciativas da Escola Sul através do Fecebook da Escola (www.facebook.com/escolasul)  ou por meio do site (www.escolasul.org.br) ou então através do telefone (48 3266-7272).

Não, a sede da Escola Sul fica em Florianópolis, local onde há uma estrutura preparada para o desenvolvimento de atividades de formação de diversas naturezas. Porém, a Escola também desenvolver atividades em outras localidades, a depender da demanda colocada pelas CUTs e sindicatos do Sul do país.

A Escola Sul localiza-se no norte da ilha de Florianópolis, junto com outras entidades que compõem o complexo da CUT na capital catarinense. O endereço do complexo é: Avenida Luiz Boiteux Piazza, 4810 – Ponta das Canas – Florianópolis/SC.

Sim, pode. O espaço da Escola (auditório e salas de aula) podem ser utilizados para reuniões, congressos e outras atividades sindicais. No complexo onde está localizado a Escola há um hotel, o Hotel Canto da Ilha também da CUT, onde há hospedagem. Entre em contato com a Escola para obter um orçamento para utilização do espaço e do hotel.

Sim, a Escola Sul possuí dentro de suas atribuições atender demandas específicas de sindicatos remos econômicos da região sul do país. Para tanto a equipe pedagógica da Escola desenvolve propostas de percursos formativos que se encaixam nas necessidades dos sindicatos CUTistas.

Sim, a Escola organiza e coordena momentos de planejamento. A metodologia adota é a do Planejamento Estratégico Situacional.

Você conhece a nossa história?

Última atualização: terça-feira, 16 mar 2021, 14:34