Escola Nordeste

A Escola Sindical Marise Paiva de Morais ou Escola Nordeste está localizada em Recife. A escola é responsável pela formação sindical nos 9 estados do Nordeste brasileiro.

Sobre a Escola

A Central Única dos Trabalhadores possui 6 escolas de formação sindical e uma escola de formação profissional.

A Escola Sindical da CUT no Nordeste Marise Paiva de Morais é um instrumento político-pedagógico de formação sindical e educação da classe trabalhadora com sede administrativa em Recife-PE e que atua nos nove estados da região Nordeste do Brasil.

Fundada em 30 de agosto de 1997, a Escola Nordeste desenvolve processos educativos inspirados no legado de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, e nos acúmulos da proposta de educação integral dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo e da cidade, gestada pela CUT.

Para alcançar seus objetivos, a Escola Nordeste conta uma rede composta pelas Estaduais da CUT no Nordeste, pelos sindicatos, pelas federações e confederações da base de representação CUTista. A Escola integra a Rede Nacional de Formação da CUT, coordenada pela Secretaria Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores.

Perguntas frequentes

Manoel Messias Dias do Vale (BA) – coordenador geral
Paulo Marcelo Lima (PB) – coordenador administrativo-financeiro
Josivaldo Souza (PI) – coordenador pedagógico

E-mail: escolane@uol.com.br;
Whatsapp: (81) 99174-9157;
Instagram: escolanordestecut;
facebook: Escola Sindical da CUT no Nordeste

Trabalhadoras e trabalhadores do campo e das cidades, filiados a sindicatos da base de representação da CUT e de movimentos populares organizados no território do Nordeste brasileiro.
Através do seu sindicato e/ou da secretaria de formação de uma CUT Estadual ou de uma Federação ou Confederação com base territorial nos noves estados do Nordeste.

Curso de Formação de Formadores, destinado a dirigentes e militantes sindicais que buscam referenciais teóricos e experiências concretas para o trabalho de base nas categorias profissionais organizadas pelos sindicatos;

Curso sobre Desenvolvimento, Políticas Públicas e Ação Regional (DPPAR), voltado para dirigentes sindicais e militantes populares que atuam em conselhos e fóruns de políticas públicas, entre outros espaços de controle social;

Curso sobre Negociação e Contratação Coletiva (NCC), que busca qualificar a ação sindical de dirigentes e militantes que participam das mesas de negociação sobre acordos e convenções coletiva de trabalho;

Escola Móvel do Nordeste, micro-ônibus tecnologicamente equipado para realizar atividades itinerantes de educação popular e formação sindical no interior da região Nordeste do Brasil;

Gestão Sindical, que visa qualificar o método de administração das entidades em sintonia com os princípios e o projeto político-organizativo da CUT.

Concepção, estrutura e prática sindical, que possibilita a apropriação crítica da história de lutas da classe trabalhadora no Brasil e no Nordeste brasileiro e tematiza os principais desafios da organização pós-reforma trabalhista.

Sim. Através do Projeto de Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, uma iniciativa da CUT em parceria com a central sindical alemã DGB Bildungswerk. São ofertadas atividades formativas tematizando a inserção da juventude no mercado de trabalho, com recorte de gênero, raça, campo e cidade, e os desafios para a organização sindical das juventudes trabalhadoras. Com isto, a Escola Nordeste contribui para o fortalecimento da organização dos Coletivos da Juventude Trabalhadora CUTista pelos nove estados da região.

Participando do Curso Alicerce-ORSB (Organização e Representação Sindical de Base), que é ofertado pelas Estaduais da CUT no Nordeste em parceria com os sindicatos de base. E conta com o acompanhamento pedagógico da Escola Nordeste.

O curso tematiza a trajetória de lutas da classe trabalhadora contra a exploração capitalista e principalmente a constituição da Central Única dos Trabalhadores, através das lutas das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros em defesa da democracia e dos direitos trabalhistas, desde o fim da década de 1970 no Brasil até os tempos atuais. Cadernos formativos, vídeos e documentários são os principais recursos didáticos deste curso.

Você conhece a nossa história?

Escola Nordeste

A Escola Sindical Marise Paiva de Moraes ou Escola Nordeste está localizada em Recife. A escola é responsável pela formação sindical nos 9 estados do Nordeste brasileiro..

Última atualização: terça-feira, 16 mar 2021, 16:00