Escola Apolônio de Carvalho

Sediada em Goiânia, realiza formação sindical nos estados do Centro-Oeste brasileiro.

Sobre a Escola

A Central Única dos Trabalhadores possui 6 escolas de formação sindical e uma escola de formação profissional.

A Escola Centro-Oeste  Apolônio de Carvalho - ECO/CUT é uma das escolas sindicais da CUT.

Sediada em Goiânia, realiza formação sindical nos estados do Centro-Oeste brasileiro.

Saiba Mais

A Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT Apolônio de Carvalho - ECO/CUT, foi criada em 1992 e integra a Rede e a Política Nacional de Formação da CUT.

Ao longo dos seus vinte e sete anos, vem realizando diversas atividades formativas na região: cursos, seminários, encontros, palestras, projetos, programas, assessorias, dentre outras atividades e atuando em diversos níveis de formação: educacional, política, social e sindical dos trabalhadores e trabalhadoras, buscando aprofundar coletivamente uma concepção de formação e educação, que privilegie os saberes, os valores, os conhecimentos, as vivências e as experiências acumulados pelos trabalhadores/as ao longo de suas vidas.

Nos últimos anos as nossas ações estão centradas na:

1. Formação Sindical Cutista com Sindicatos e CUT’s na região.

2. Formação e assessoria em Desenvolvimento Territorial nos territórios de Desenvolvimento Rural de DF/GO/MG/MS/MT.

3. Formação, assessoria e apoio às Mulheres dos Territórios de Cidadania de DF/GO/MS/MT.

4. Formação e articulação de ações em Economia Solidária no DF/GO/MS/MT.

Para nós, a ECO/CUT é um espaço permanente de construção coletiva do conhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras, em que cada um de nós, das mais diversas categorias, em diferentes lugares e momentos está imbuído de fazer acontecer à escola que queremos. Uma escola viva, atraente e estimulante para todos (as) os (as) que são a razão dela existir: trabalhadores (as) do campo e da cidade, de todas as idades e raças que vivem, trabalham e lutam por suas vidas e por seus sonhos na região Centro-Oeste.

Ao longo de sua trajetória formativa, a ECOCUT, com o apoio, cooperação e participação das CUT’s Estaduais e dos Sindicatos, foi construindo uma pedagogia própria a partir dos sujeitos, das lutas e das identidades locais e regional, denominada de “A Pedagogia do Cerrado no Contexto das Lutas de Classe”

Contudo, a luta não é fácil. No período atual, estamos vivendo um momento complexo e difícil para os trabalhadores (as) no Brasil e na região, de implementação de um regime político, de caráter autoritário, excludente, com redução de direitos e que corrói as instituições democráticas, adequando-as aos interesses do mercado e à agenda neoliberal, iniciada pelo governo de Michel Temer, após o golpe de 2016 e, aprofundado no governo atual, de Jair Bolsonaro.

Diante desse cenário, temos o papel, o desafio e a responsabilidade de pensar, refletir, debater, avaliar, criar, construir, elaborar e re-elaborar estratégias, ações e propostas que fortaleçam a formação e o movimento sindical da CUT para os próximos anos.

A nossa vida é feita de lutas, de sonhos, de gestos, de atitudes, de laços, de longas vivências, de sentimentos fortes, de cumplicidade, de amizade, de solidariedade, de amor, de desejos. Que venha 2020 e que sigamos a caminhada cada vez mais fortes, mais fortalecidos (as), mais coesos (as)!

Para apresentar as ações, programas, projetos e agenda de atividades que vem sendo desenvolvidos pela nossa Escola produzimos a Revista “A Pedagogia do Cerrado no Contexto das Lutas de Classe”.

Perguntas frequentes

EXPEDIENTE

Coordenação Executiva da ECO/CUT – 2015/2019 

Coordenadora Geral

Sueli Veiga Melo

Telefone: (67) 99142 2646

E-mail: suelivmelo@uol.com.br   

Coordenador de Administração e Finanças

Roberto Miguel de Oliveira

Telefone: (61) 99696 5193

E-mail: robertomiguel@cutdf.org.br

Coordenadora de Formação e Pedagógica

Maria Cristina Rodrigues Evangelista

Telefone: (62) 99284 7388 

E-mail: cristalagoias@gmail.com

Coordenadora Adjunta

Maria Francisca Rocha dos Santos

Telefone: (63) 98437 0116

E-mail: francisca_rocha57@yahoo.com  

Coordenador Adjunto

João Eudes da Anunciação

Telefone: (66) 99607 7764

E-mail: anuncioeudes@hotmail.com

Conselho Fiscal

Titulares

Alexandre Costa Junior – CUT/MS

Telefone: (67) 99646 1563

E-mail:  alexandresintss@gmail.com

Marli Keller – CUT/MT (in memorian)

José Roque Santiago – CUT/TO

Telefone: (63) 99980 1102

E-mail: sintet@sintet.org.br 

Suplentes

Iêda Leal de Souza – CUT/GO

Telefone: (62) 99972 4367

E-mail: filhaleal@yahoo.com.br

Nilza Cristina Gomes dos Santos – CUT/DF

Telefone: (61) 99157 9471

E-mail: nilzacristina@sinprodf.org.br 

Equipe da ECO/CUT 

César Augusto Magalhães Azevedo (Educador)

Telefone: (61) 98141 9512

Email: cesinha.a@gmail.com ou cesinha@ecocut.org.br

A Sede da Escola Centro Oeste de Formação Sindical da CUT Apolônio de Carvalho - ECO/CUT fica situada no Centro de Goiânia/GO, juntamente com a CUT Goiás. O endereço é: Rua 70 nº 661 – Centro – Goiânia/GO – CEP 74055-120.

A ECO/CUT funciona normalmente de Segunda à Sexta das 08h às 18h (horário comercial). Eventualmente de acordo com as demandas e o desenvolvimento de atividades formativas funcionamos também aos sábados e domingos na realização e acompanhamento de Cursos, Seminários, Congressos e etc.

Você pode acompanhar os cursos e as ações desenvolvidas pela ECO/CUT através do site http://ecocut.org.br/ ou por meio do Facebook https://www.facebook.com/ecocut.apoloniodecarvalho ou então através dos telefones: (62) 3213 5438 ou (61) 98141 9512.

Não. Embora a sede da ECO/CUT em Goiânia tenha toda uma estrutura preparada para o desenvolvimento de atividades de formação de diversas naturezas, a Escola também desenvolve atividades em outras localidades a depender da demanda colocada pelas CUT’s e sindicatos da região.

Sim. Consideramos que o espaço da Escola (auditório e salas de aula) é espaço dos trabalhadores e trabalhadoras e que podem ser utilizados pelas entidades sindicais CUTistas para reuniões, congressos e outras atividades sindicais. Basta entrar em contato conosco e consultar sobre a utilização do espaço e sobre a agenda de atividades.

Sim. A ECO/CUT possuí dentro de suas atribuições estatutárias, atender demandas específicas de sindicatos, remos e CUT’s da região. Para tanto a equipe pedagógica da Escola desenvolve propostas de percursos formativos que se encaixam nas necessidades dos sindicatos CUTistas. 


Sim. A ECO/CUT possui um acumulo político, metodológico e pedagógico para realizar formações e assessorias em Economia Solidária e para os Programas do Territórios Rurais e da Cidadania, em função da Escola executou projetos de criação e manutenção dos Centros de Formação em Economia Solidária da Região Centro Oeste – CFES em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES do Ministério do Trabalho e Emprego com diversas ações realizadas entre 2008 e 2016, e também executou projetos em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário no Programa de Desenvolvimento Territorial nos territórios de Desenvolvimento Rural de DF/GO/MG/MS/MT e no Programa de Apoio às Mulheres dos Territórios de Cidadania de DF/GO/MS/MT durante o período de 2007 a 2016.

Você conhece a nossa história?

Última atualização: segunda-feira, 22 mar 2021, 19:32