Escola Sindical 7 de Outubro

Localizada em Belo Horizonte, é responsável pela organização e realização de atividades formativas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Sobre a Escola

A Central Única dos Trabalhadores possui 6 escolas de formação sindical e uma escola de formação profissional.

A Escola Sindical  7 está localizada em Belo Horizonte e é responsável pela organização e realização de atividades formativas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Saiba Mais

A Escola Sindical 7  foi fundada em 29 de agosto de 1987. Seu nome é uma homenagem aos operários mortos e feridos, na repressão a uma greve dos trabalhadores da USIMINAS, no Vale do Aço, no dia 7 de Outubro de 1963. O Massacre de Ipatinga foi um dos episódios do período de arbítrio e repressão, que durante 20 anos marcou a vida política e cultural da população brasileira.

Sendo uma das unidades da rede nacional de formação da CUT, a Escola Sindical 7 de Outubro é responsável pela formação dos dirigentes sindicais dos estados do Espirito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e tem conseguido desenvolver um fecundo processo de intercâmbio com universidades e outro centros de pesquisa no Brasil e no exterior, tornando-se uma referência na elaboração e socialização de conhecimentos sobre os mundos do trabalho, urbano e rural, sobre a formação dos trabalhadores e sobre os desafios encontrados na ação e na organização sindical.

A Escola Sindical nasceu, originalmente, para responder à necessidade dos movimentos populares e sindical de prepararem lideranças para enfrentar os desafios da nova conjuntura que a derrocada do modelo militar de desenvolvimento e a redemocratização da sociedade brasileira representava. Traz consigo também a marca da cooperação e da solidariedade na luta dos trabalhadores tanto no Brasil como em outros países. São trabalhadores que, ao longo desses anos, se serviram da Escola como espaço físico e político para, através do intercâmbio de experiências, reforçar os laços da cooperação solidária, apontando para a necessidade de fazer acontecer as lutas pela igualdade de oportunidades e de direitos.

Ao longo de seus 34 anos, a Escola Sindical 7 de Outubro se tornou um espaço de encontro de trabalhadores do Brasil e do mundo, contribuindo com a formação dos trabalhadores, homens e mulheres, indivíduos e cidadãos, desenvolvendo suas potencialidades e reafirmando seu projeto de democratizar a sociedade e de promover o desenvolvimento econômico do País, assentado em  bases sustentáveis e solidárias.

Perguntas frequentes

Sim, a Escola quer ser o espaço de interação dos sindicatos e movimentos populares que se colocam em defesa da classe trabalhadora.

Para maiores detalhes sobre o uso do espaço, entre em contato pelo e-mail: escola7@escola7.org.br

A Escola 7 funciona normalmente de Segunda à Sexta das 08h às 18h (horário comercial). Eventualmente, de acordo com as demandas e o desenvolvimento de atividades formativas, funcionamos também aos sábados e domingos na realização e acompanhamento de Cursos, Seminários, Congressos etc.

Situada no Barreiro, tradicional área da classe trabalhadora e dos movimentos populares de Belo Horizonte, a Escola oferece todas as condições favoráveis à realização de eventos. Sua arquitetura conjuga conforto e funcionalidade numa prefeita combinação para o trabalho e o lazer. Os recursos pedagógicos possibilitam melhor desempenho nas atividades didáticas, além de oferecer uma eficiente infraestrutura de apoio às atividades de formação.

A Escola dispõe de um auditório com 200 lugares e cabine para gravação de vídeo e áudio; 7 plenárias, cada uma delas com capacidade para até 50 pessoas; salas para trabalho em grupo; dormitórios confortáveis com capacidade para hospedar 137 pessoas; refeitório com capacidade para servir 250 refeições por dia; laboratório de informática com 04 máquinas; teatro de arena e, como opção para o lazer, uma quadra de peteca.

Para desenvolver as atividades contidas em seu plano de trabalho, a Escola Sindical 7 de Outubro atualmente possui, em seu quadro de empregados, 12 pessoas lotadas em funções pedagógicas, na área de alimentação e hospedagem e administrativas.

Sim. A Escola 7 pode e deve auxiliar os sindicatos da região Sudeste, localizados nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, conforme estabelecido nas suas atribuições estatutárias.

A Escola e a Rede de Formação possuem uma larga experiência na gestão sindical e busca construir percursos formativos que ofereçam ferramentas de instrumentalização para se realizar análises de conjuntura e planejamento estratégico.

COORDENAÇÃO EXECUTIVA

COORDENADOR GERAL: Adilson Pereira dos Santos

COORDENADOR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO: Fernando Antônio Pereira Cançado

COORDENADOR DE FORMAÇÃO: Vandercy Soares Neto

COORDENADOR CULTURAL: Juarez Antunes Pinto

CONSELHO DELIBERATIVO

José Celetino Lourenço- Secretário Nacional de Cultura

Gilmar de Souza Pinto- Secretário de Formação da CUT Minas Gerais

Eloisa Beatriz do Rosário de Abreu- Secretária de Formação da CUT Espírito Santo

Juarez Antunes Pinto- Secretário de Formação da CUT Rio de Janeiro

Rosangelka de Cássia Ferreira

William Ferreira Dias

Escreva para o e-mail: escola7@escola7.org.br

Você conhece a nossa história?

Última atualização: segunda-feira, 22 mar 2021, 19:39