Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha

Sediada em Florianópolis, a escola desenvolve ações de Educação Profissional junto aos trabalhadores, empregados e desempregados

Sobre a Escola

A Central Única dos Trabalhadores possui 6 escolas de formação sindical e uma escola de formação profissional.

A ESCOLA DE TURISMO E HOTELARIA CANTO DA ILHA, da Central Única dos Trabalhadores – ETHCI/CUT, com sede em Florianópolis-SC, tem sua atuação educacional pautada nos acúmulos advindos experiências educativas desenvolvidas pela Rede de Formação, em todo o país e, nos princípios metodológicos orientadores da Política Nacional de Formação da Central. Vem desenvolvendo, desde 2003, ações de Educação Profissional junto aos trabalhadores empregados e desempregados numa perspectiva de Educação Integral, considerando as várias dimensões dos sujeitos e os aspectos político-econômicos, socioambientais e culturais.

Saiba Mais

A atuação pedagógica da ETHCI-CUT considera o contexto das transformações no mundo do trabalho em escala global, com seus impactos no âmbito nacional, regional e local. Diante dos desafios decorrentes das profundas mudanças que vêm ocorrendo nos processos e relações de trabalho que, em grande parte, têm significado a eliminação de postos de trabalho ou formas flexíveis e precarizadas de trabalho, os trabalhadores são desafiados a criarem alternativas frente a tais mudanças. 

Nesta perspectiva, a Educação Profissional assume um papel estratégico para a CUT, pois está inserida no desafio de consolidar a proposta de Educação Integral, não restrita à dimensão técnica/instrumental, mas que permita aos trabalhadores se apropriarem criticamente da totalidade dos processos em transformação no mundo do trabalho e na sociedade em geral.  Assim, a formação técnica qualificada é somada à preparação para a vida, para o exercício da democracia e cidadania.

Desde o início de suas atividades, a Escola firmou diversos convênios e parcerias com o movimento sindical, instituições públicas, centros de pesquisa e universidades públicas, além de intercâmbios  de experiências e ações com instituições de ensino e movimentos sociais. Ao longo de sua trajetória, a Escola atendeu gratuitamente mais de 6 mil trabalhadores/as nos cursos de educação profissional e desenvolveu inúmeras atividades temáticas e culturais junto às comunidades.

Perguntas frequentes

A proposta metodológica de Educação Integral dos Trabalhadores articula conhecimentos gerais e específicos de cada curso em diálogo permanente com os saberes e a realidade da classe trabalhadora frente aos desafios do  mundo do trabalho contemporâneo.

A concepção da Educação Popular preconizada por Paulo Freire baliza o percurso formativo para uma formação ampla e crítica dos educandos/as a partir da problematização da realidade em que estão inseridos. No processo de ensino-aprendizagem busca-se construir um ambiente participativo e solidário para a construção coletiva de novos conhecimentos.

As abordagens pedagógicas dos temas e conteúdos em cada curso são desenvolvidas a por meio de atividades diversificadas como palestras, estudos individuais e coletivos, dinâmicas de grupo, rodas de conversa, dramatizações, aulas expositivas dialogadas, sessão de filmes, audição de músicas, entre outras.

Trabalhadores e trabalhadoras, jovens e adultos, do setor formal e informal, que não tiveram oportunidades de acesso à Educação Profissional e à Educação Básica.

 Educação Profissional em nível técnico no Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer (Técnico em Hospedagem - 900 horas)

Qualificação social e profissional (Formação Inicial e Continuada - 200 horas) nas seguintes áreas: Informática e Comunicação, Informática  e Tecnologias Digitais, Gastronomia e Identidade Cultural, Comunicação e Cultura: Língua Espanhola e Inglesa, Auxiliar de Pessoal/RH, Organização de Eventos, Gestão Hoteleira, dentre outros.

Formação Profissional integrada à elevação de escolaridade na modalidade EJA (1200 horas)

Pesquisas/estudos no âmbito do Trabalho e Educação no setor do Turismo e Hospitalidade e formulação de aportes metodológicos da Educação Profissional, Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos;

Assessoria técnico pedagógica para formação de educadores;

Atividades coletivas (temáticas e culturais) voltadas às comunidades, movimentos social e sindical, educadores, universidades, etc.

Direção

Rosane Maria Bertotti - Diretora Geral

Ariovaldo de Camargo - Diretor Financeiro

Equipe Escola

Rosana Miyashiro

Aline M. Salami

Juan Manuel Otálora Vilamil

Célia Adriana Miyashiro

Marineide Rehem de Souza

E-mail: secretariaethci@escoladostrabalhadores.org.br

Fone: (48) 3284-8820

WhatsApp: (48) 984041160

Você conhece a nossa história?

Última atualização: segunda-feira, 22 mar 2021, 20:00