Turismo e Hotelaria Canto da Ilha
Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha
Sediada em Florianópolis, a escola desenvolve ações de Educação Profissional junto aos trabalhadores, empregados e desempregados
Sobre a Escola
A Central Única dos Trabalhadores possui 6 escolas de formação sindical e uma escola de formação profissional.
A ESCOLA DE TURISMO E HOTELARIA CANTO DA ILHA, da Central Única dos Trabalhadores – ETHCI/CUT, com sede em Florianópolis-SC, tem sua atuação educacional pautada nos acúmulos advindos experiências educativas desenvolvidas pela Rede de Formação, em todo o país e, nos princípios metodológicos orientadores da Política Nacional de Formação da Central. Vem desenvolvendo, desde 2003, ações de Educação Profissional junto aos trabalhadores empregados e desempregados numa perspectiva de Educação Integral, considerando as várias dimensões dos sujeitos e os aspectos político-econômicos, socioambientais e culturais.
Saiba Mais
A atuação pedagógica da ETHCI-CUT considera o contexto das transformações no mundo do trabalho em escala global, com seus impactos no âmbito nacional, regional e local. Diante dos desafios decorrentes das profundas mudanças que vêm ocorrendo nos processos e relações de trabalho que, em grande parte, têm significado a eliminação de postos de trabalho ou formas flexíveis e precarizadas de trabalho, os trabalhadores são desafiados a criarem alternativas frente a tais mudanças.
Nesta perspectiva, a Educação Profissional assume um papel estratégico para a CUT, pois está inserida no desafio de consolidar a proposta de Educação Integral, não restrita à dimensão técnica/instrumental, mas que permita aos trabalhadores se apropriarem criticamente da totalidade dos processos em transformação no mundo do trabalho e na sociedade em geral. Assim, a formação técnica qualificada é somada à preparação para a vida, para o exercício da democracia e cidadania.
Desde o início de suas atividades, a Escola firmou diversos convênios e parcerias com o movimento sindical, instituições públicas, centros de pesquisa e universidades públicas, além de intercâmbios de experiências e ações com instituições de ensino e movimentos sociais. Ao longo de sua trajetória, a Escola atendeu gratuitamente mais de 6 mil trabalhadores/as nos cursos de educação profissional e desenvolveu inúmeras atividades temáticas e culturais junto às comunidades.
Perguntas frequentes
A proposta metodológica de Educação Integral dos Trabalhadores articula conhecimentos gerais e específicos de cada curso em diálogo permanente com os saberes e a realidade da classe trabalhadora frente aos desafios do mundo do trabalho contemporâneo.
A concepção da Educação Popular preconizada por Paulo Freire baliza o percurso formativo para uma formação ampla e crítica dos educandos/as a partir da problematização da realidade em que estão inseridos. No processo de ensino-aprendizagem busca-se construir um ambiente participativo e solidário para a construção coletiva de novos conhecimentos.
As abordagens pedagógicas dos temas e conteúdos em cada curso são desenvolvidas a por meio de atividades diversificadas como palestras, estudos individuais e coletivos, dinâmicas de grupo, rodas de conversa, dramatizações, aulas expositivas dialogadas, sessão de filmes, audição de músicas, entre outras.
Trabalhadores e trabalhadoras, jovens e adultos, do setor formal e informal, que não tiveram oportunidades de acesso à Educação Profissional e à Educação Básica.
Educação Profissional em nível técnico no Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer (Técnico em Hospedagem - 900 horas)
Qualificação social e profissional (Formação Inicial e Continuada - 200 horas) nas seguintes áreas: Informática e Comunicação, Informática e Tecnologias Digitais, Gastronomia e Identidade Cultural, Comunicação e Cultura: Língua Espanhola e Inglesa, Auxiliar de Pessoal/RH, Organização de Eventos, Gestão Hoteleira, dentre outros.
Formação Profissional integrada à elevação de escolaridade na modalidade EJA (1200 horas)
Pesquisas/estudos no âmbito do Trabalho e Educação no setor do Turismo e Hospitalidade e formulação de aportes metodológicos da Educação Profissional, Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos;
Assessoria técnico pedagógica para formação de educadores;
Atividades coletivas (temáticas e culturais) voltadas às comunidades, movimentos social e sindical, educadores, universidades, etc.
Direção
Rosane Maria Bertotti - Diretora Geral
Ariovaldo de Camargo - Diretor Financeiro
Equipe Escola
Rosana Miyashiro
Aline M. Salami
Juan Manuel Otálora Vilamil
Célia Adriana Miyashiro
Marineide Rehem de Souza
E-mail: secretariaethci@escoladostrabalhadores.org.br
Fone: (48) 3284-8820
WhatsApp: (48) 984041160