Escola Portal da Rede de Formação da CUT

Fusce vel dui. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae, eleifend ac, enim. Nunc nulla. Duis vel nibh at velit scelerisque suscipit. Praesent turpis.

Sobre a Escola

A Central Única dos Trabalhadores possui 6 escolas de formação sindical e uma escola de formação profissional.

A Escola Sul é uma das escolas sindicais da CUT. Com sede em Florianópolis, realiza formação sindical em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná

Saiba Mais

Criada em 11 de junho de 1990, a Escola Sul integra a política de formação da CUT, direcionando sua atuação para a Região Sul do Brasil, contribuindo para a reflexão da prática e ação sindical, formulando políticas sindicais, executando e sistematizando as atividades, colaborando para qualificar a disputa de hegemonia na sociedade e a organização em todos os espaços de luta dos trabalhadores.

A existência da Escola Sindical Sul é um fato marcante na vida de centenas de homens e mulheres que tiveram a oportunidade de construir e conviver com a política de formação da CUT. A formação sindical é voltada aos dirigentes, lideranças, trabalhadores/as de base, formadores/as e assessorias do movimento sindical na Região Sul, através do trabalho em Rede, que tem como objetivo de atingir os diferentes públicos e temáticas, de acordo com a realidade dos estados.

No decorrer da sua história a Escola cresceu e constitui-se no espaço do Complexo da CUT, com a criação do Hotel Canto da Ilha, do Observatório Social (hoje em São Paulo) e da Escola Técnica de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha (ETHCI).

O Complexo se destina à formação sindical e à educação integral através da produção de conhecimento e da troca de experiências para a construção de novas metodologias em educação d@s trabalhador@s.

Perguntas frequentes

Você pode acompanhar os cursos e outras inciativas da Escola Sul através do Fecebook da Escola (www.facebook.com/escolasul)  ou por meio do site (www.escolasul.org.br) ou então através do telefone (48 3266-7272). 

Não, a sede da Escola Sul fica em Florianópolis, local onde há uma estrutura preparada para o desenvolvimento de atividades de formação de diversas naturezas. Porém, a Escola também desenvolver atividades em outras localidades, a depender da demanda colocada pelas CUTs e sindicatos do Sul do país. 

A Escola Sul localiza-se no norte da ilha de Florianópolis, junto com outras entidades que compõem o complexo da CUT na capital catarinense. O endereço do complexo é: Avenida Luiz Boiteux Piazza, 4810 – Ponta das Canas – Florianópolis/SC. 

Sim, pode. O espaço da Escola (auditório e salas de aula) podem ser utilizados para reuniões, congressos e outras atividades sindicais. No complexo onde está localizado a Escola há um hotel, o Hotel Canto da Ilha também da CUT, onde há hospedagem. Entre em contato com a Escola para obter um orçamento para utilização do espaço e do hotel. 

Sim, a Escola Sul possuí dentro de suas atribuições atender demandas específicas de sindicatos remos econômicos da região sul do país. Para tanto a equipe pedagógica da Escola desenvolve propostas de percursos formativos que se encaixam nas necessidades dos sindicatos CUTistas. 

Sim, a Escola organiza e coordena momentos de planejamento. A metodologia adota é a do Planejamento Estratégico Situacional.

Você conhece a nossa história?

Last modified: Monday, 22 March 2021, 8:02 PM